Curso Viajando no Inglês: Aprenda a se comunicar em diferentes situações que aparecerão durante a sua viagem [+5 Bônus Especial Descubra]

Praia do Cumbuco: Dunas, Pousadas e Muita Diversão no Ceará

Praia do Cumbuco, uma das melhores praia do Ceará.

CONTEÚDO

A Praia do Cumbuco fica no município de Caucaia, próximo à capital do Ceará, e a 40 km do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza

História: uma vila de pescadores que preserva a natureza, seus coqueirais, o aspecto rústico;

Além disso, um local fantástico, com praias e cenários paradisíacos para conhecer, curtir, descansar, passear, explorar, fotografar.

Uma ótima infraestrutura e muitos atrativos para usufruir. Além de tudo isso, você encontra em Cumbuco: simplicidade, conforto e o melhor contato com a natureza.

Como chegar à Praia do Cumbuco

Transporte Urbano

Várias empresas de ônibus, urbanos e interurbanos fazem o trajeto entre as praias, via beira-mar, e durante a viagem, é possível apreciar uma paisagem formidável. 

Também, entre os transportes alternativos, estão as vans, os táxis e também o Uber, táxi. Além dessas opções, você pode alugar um veículo e ter mais liberdade para ir e vir.

Ainda, os trajetos são bem sinalizados.

Também, atente aos acessos, pois alguns locais não são apropriados para veículos comuns.

Quando ir à Cumbuco

A alta temporada vai de fevereiro a julho e é quando a Praia do Cumbuco ganha um brilho super especial e extraordinário da natureza, aconchega pelo sol, mar, brisa, por tudo o que tem a oferecer nessa época, muito propícia à prática de Windsurf e Kitesurf, esportes que fazem parte da cultura local, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda mais, na baixa temporada, de março a junho, é possível ter um encontro fantástico com todas as belezas locais, naturais, que abraçam seus visitantes com seus encantos, sua infraestrutura, seus passeios de buggy, de jangadas, com suas cores e sabores, sua gastronomia, artesanatos, entretenimento bastante variado e toda sua identidade cultural.

Além disso, faça seu roteiro conforme a temporada que melhor te agradar, mas jamais deixe de conhecer a Praia do Cumbuco.entretenimento, lazer, cultura, belezas naturais em qualquer estação do ano.

Turismo e Lazer: Dunas de Cumbuco, Praias e Lagoas Paradisíacas.

Praia do Cumbuco, Caucaia, Ceará
Praia do Cumbuco, uma das melhores praia do Ceará.

Dunas

Dunas, Praia do Cumbuco
Dunas, Praia do Cumbuco. Foto do instagram/Queiroz.Buggy

Morros de areia podem ser avistados por toda a costa, são divinos e cheios de diversão, além da beleza surpreendente.

Ceará tem dunas muito atrativas.

Afinal, Cumbuco é muito conhecido como paraíso das dunas, por isso, curtir essa atratividade em um passeio de buggy, com ou sem emoção, é indispensável.

Que tal praticar esportes radicais nas dunas de Cumbuco?

Esquibunda, tirolesa, descer as dunas em pranchas, entre outras modalidades. Então, que tal se aventurar, deixar a adrenalina correr pelo corpo na Praia do Cumbuco?

Portanto, ir ao Ceará, não visitar a Praia do Cumbuco e não viver todas as aventuras locais, não admirar o cenário, é como não ter saído de casa.

Também, não pode faltar no seu roteiro, seja durante o dia para os mais diversos passeios, seja à noite para apreciar o céu, principalmente nos dias de lua cheia.

Hoje, atenção, somente são permitidos bugueiros registrados, outros veículos não são apropriados, não entram. 

Praias Paradisíacas

Cumbuco, que fica perto da linha do Equador, se destaca por suas praias paradisíacas, pedaços de verdadeiros paraísos com águas claras, tons verdes e azuis, doces e salgadas, paisagens naturais, inesquecíveis para seus visitantes e apreciadores.

Cenários convidativos e irrecusáveis!

Lagoa do Cauípe

A beleza da Lagoa Cauípe é composta pela mistura das águas da Foz do Rio Cauípe e pelo mar.

Embora não haja uma infraestrutura local para acomodar seus visitantes, como hotéis e pousadas, é um local maravilhoso, com comidas regionais e petiscos simples, servidos nas barracas de palha.

Também, em Cauípe se veem muitos kitesurfistas, escolinhas para quem quer aderir ao esporte, alugar equipamento e curtir o Kitesurf. Além dos passeios de buggy pela região, próximo à Praia do Cumbuco.

Portanto, Cauípe fica em meio às dunas da região. Dependendo da época as trilhas se encobrem de areia e impede o acesso ao local.

Aliás, é indispensável ter um guia para explorar as belezas locais.

Lagoa do banana

A Lagoa do Banana, tempos atrás, se resumia a um restaurante em um cenário sem igual, que felizmente foi popularizado e aos poucos se tornou atrativo, propício para turismo, onde menos é mais, pela sua simplicidade.

Ainda mais, águas doces e tranquilas para curtir um relax em espreguiçadeiras, redes à beira da lagoa, além de ser um irrecusável convite a um delicioso passeio de Banana Boat ou Jet ski, caiaque e um merecido mergulho bem no meio dela, imperdível.

Também, para as crianças, há um parquinho com piscina e toboágua, protegidas com rede, onde elas podem se divertir muito. Além de que, tem poucos e simples locais que oferecem uma comidinha caseira, maravilhosa.  

Ah!

Verifique a época antes de ir à Lagoa do Banana, pois pode ser que ela esteja com pouca água, quando fora da época de cheia e perder todo o seu atrativo.

Lagoa Parnamirim

Parnamirim é uma lagoa de águas mornas e tranquilas, bastante popular por conta do seu principal entretenimento – o esquibunda – para dar aquele mergulho. Além disso, pela prática do Kitesurf.

O local é bastante rústico, não tem uma infraestrutura àqueles que buscam beleza e acomodações como restaurantes ou lanchonetes, cada qual deve levar sua mochila com lanches e bebidas e tudo o que precisar para visitar e passar horas agradáveis curtindo tudo o que Parnamirim oferece.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também, a Lagoa é cercada por uma duna de 20 metros, por isso o acesso requer certo preparo físico e veículos apropriados.

Há vários bugueiros que conhecem bem o trajeto para mostrar aos visitantes, com todas as emoções, a beleza de Parnamirim.

Praia da Tabuba

Tabuba é uma das praias mais extensas do Ceará, com muito movimento na alta temporada, muitas barracas, muitos atrativos, muitas pessoas circulando.

Há bugueiros na região para passeios nas dunas dos arredores e explorar toda aquela natureza magnífica. Então, aproveitar para experimentar o tão famoso esquibunda nordestino, areias claras, boas ondas para Windsurf, Kitesurf. Diversão pura!

Além de que, todo charme e beleza de um ambiente rústico, desértico, tranquilidade, ondas e brisa forte são algumas formas simples e naturais de acolhimento de uma linda paisagem, em meio a cabanas, casas de veraneio, coqueiros, vila de pescadores.

Visitantes devem se preparar para um piquenique no local, não há uma infraestrutura nesse sentido.

Além disso, muitos passeios locais são reservados a hóspedes locais, portanto, organize-se quando visitar esta praia.

Lagoa Azul

A Lagoa Azul está dentro de uma propriedade privada. É outro cenário paradisíaco, com águas de uma tonalidade azul encantadora.

Mesmo assim, o local não oferece uma estrutura para aqueles que querem permanecer, fazer suas refeições, ainda, mas há projetos futuros para isso, como um hotel ecológico, planejado para 2020.

Além disso, o acesso à Lagoa Azul é cobrado (cerca de 25 reais). O visitante pode permanecer o dia todo no local.

Também, disponibilizam um banho fitoterápico de lama.

Ainda mais, a argila é retirada do fundo da lagoa – branca, amarela e vermelha – que segundo os proprietários do local, pode curar vários tipos de doenças. E o melhor, o banho de argila é gratuito.

O caminho é todo de pedra, pode ser percorrido por carros comuns, mas um buggy é sempre melhor e mais adequado. 

Dicas de Lazer: Praia do Cumbuco

Cumbuco Acqua Beach
Acqua Beach, Parque Aquático de Cumbuco – Foto das Atrações Cumbuco Acqua Beach

Cumbuco Acqua Beach

O parque aquático Acqua Beach é um ponto turístico de referência do Ceará, com muitos atrativos ao longo de 3 quilômetros quadrados disponíveis aos visitantes e moradores de todas as idades.

É uma incrível experiência no maior parque deste tipo, localizado no Litoral oeste da Praia do Cumbuco, com barracas, restaurantes e mais de 18 atrações, muita recreação e entretenimento – dos mais leves aos com muita, mas muita adrenalina, além de piscinas para adultos e crianças e playground infantil.

O ingresso ao parque dá direito a todas as atrações, e não é muito barato, por vezes é possível conseguir preços promocionais. Além de comer e beber é um custo à parte.

Aqueles que quiserem otimizar o passeio e aproveitar cada minuto, pode se hospedar em um dos três resorts ou hotel do próprio Beach Park – conforto, segurança, qualidade e diversão garantidos!

Esportes

Kitesurf em Cumbuco
Kitesurf em Cumbuco

Dois esportes mais praticados localmente são o Windsurf ou prancha à vela e o Kitesurf ou Kiteboarding / Flysurf, faz uso de uma pipa e plana na superfície da água, ambos são praticados por novatos e especialistas, é também ótimo para velejar.

Surf, Passeio em Cumbuco
Thiago Eduardo / Foto Hudson Santiago / Maresia Cumbuco Surf Sound

Os ventos fortes e as águas de Cumbuco são extremamente propícios para essas aventuras náuticas.

Há várias escolas de Kitesurf, com instrutores para ensinar os primeiros passos. Onde também é possível alugar equipamentos.

Praia do Cumbuco recebe especialistas para a prática desses esportes, também abriga campeonatos incríveis, nacionais e internacionais, principalmente entre junho e dezembro, quando os ventos estão mais propícios, trazendo muitos esportistas e apreciadores do mais diversos países.

Não é à toa que Cumbuco é conhecida como paraíso dos ventos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além desses dois esportes, são praticados: Surf, Sandboard, Stand up Paddle, Skibunda. Há também as Aventuras em Jangada, Banana Boat, Jet Sky.

Fora as modalidades esportivas náuticas, temos outras aventuras que também exercitam e aguçam a adrenalina, são os passeios de Buggy, com ou sem emoção, a cavalo e quadriciclo.

Noite em Cumbuco

Restaurante Castanha, Praia do Cumbuco, Caucaia
Restaurante Castanha – Um dos melhores bares e restuarantes em Cumbuco em Caucaia.

Anoiteceu. E agora, o que fazer em Cumbuco?

A orla da Praia do Cumbuco tem várias barracas e também há os resorts, bares, inclusive com terracinho na praia, restaurantes, feirinhas, shows ao vivo, praça, e várias atrações e cultura local para aproveitar, conhecer e se divertir.

Alguns bares mais frequentados em Cumbuco:

  • Altas Horas: à beira-mar muito estilo praia.
  • Bacana Bar: linda decoração, com música ao vivo, forró, pagode e funk.
  • Muda: lounge super legal que funciona toda sexta-feira e sábado na baixa temporada e amplia na alta temporada.
  • O Açaí: interessante para tomar uns drinques depois do jantar.

Infraestrutura

Caucaia tem todos os recursos para moradores e turistas – hospitais, escolas, clubes, parques, agências bancárias, comércio em geral, transporte, hospedagem, alimentação, saneamento entre outros.

Além disso, o município registrou o maior aumento percentual de investimento em infraestrutura, de acordo com o 14º Anuário Multicidades, organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos: 616%, em 2017.

Na Praia do Cumbuco concentra muitas casas de veraneio, mais de 40 pousadas e hotéis, dos mais simples aos mais luxuosos, além de uma gastronomia internacional com mais de 20 restaurantes, de especialidades diversas. 

Ainda mais, barracas de praias com os melhores petiscos e aperitivos, bebidas quentes, frias, tudo muito acessível. São muitas opções para todos os bolsos e preferências!

Gastronomia, Restaurantes em Cumbuco

É uma diversidade gastronômica em Cumbuco.

Os restaurantes locais oferecem o que há de melhor – sabor e qualidade – em sua Culinária regional, nacional e internacional.

Próximo à Praia do Cumbuco são encontrados restaurantes simples e sofisticados, pizzarias, churrascarias e outras.

Além disso, comida de primeira a base de peixe, camarão, lagosta, caranguejo, música ao vivo, drinques típicos e exóticos, muita água de coco, uma verdadeira delícia! 

Muitos restaurantes e lounges à beira mar, muitas barracas, por toda a orla, com barracas e petiscos deliciosos, pratos litorâneos e porções muito bem servidas.

Alguns locais bastante frequentados?

  • ACL: um delicioso frango grelhado.
  • Armadillo Burgues & Grill: hamburguerbar rústico tem pizzas e crepes entre variedades e ambiente de descontração.
  • Exil: comida alemã.
  • Germanos: deliciosas pizzas.
  • Kitecabana Lounge: com música ao vivo.
  • Muda: culinária internacional.
  • Varandas do Cumbuco: frutos do mar e artesanato.
  • Velas do Cumbuco: quiosque a beira mar, petiscos e almoço tradicional praiano.
  • Vila Coqueiros: comida brasileira

Um cardápio bastante variado e diferenciado, do simples ao sofisticado, mas, sobretudo, com muita qualidade e ótimo atendimento!

Transporte em Cumbuco

A Praia do Cumbuco fica a 40 km do Aeroporto Internacional Pinto Martins, onde ao chegar, há serviço de táxi, veículos regularizados e cadastrados a preços razoáveis.

Então, para transitar localmente, há várias opções de transporte, inclusive alternativos – ônibus municipais, intermunicipais, táxis, vans, Uber. 

Além disso, empresas de turismo, até os hotéis oferecem guias, facilidades para turismo, pacotes, translados, etc.

Uma boa dica para o turismo local é alugar um carro, o que facilita bastante o ir e vir, aproveitar cada segundo do passeio, fazendo o seu próprio roteiro e tempo.

Além disso, alguns pontos turísticos não sejam acessíveis com veículos normais, mas apenas com veículos adequados, com buggy.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hospedagem: Hotéis e Pousadas na Praia do Cumbuco

A Praia do Cumbuco e local em si é muito acolhedor, onde ficar não é problema!

Predominantemente, encontram-se várias casas de veraneio, que podem ser alugadas para temporadas, dependendo da quantidade de pessoas e tempo de permanência local é o melhor negócio. Além dessa opção, há várias pousadas, flats, hotéis e resorts.

Algumas Hospedagens mais procuradas em Cumbuco:

  • Kariri Beach Hotel (4 estrelas)
  • Windtown Beach Hotel
  • Meeting Point (classificação: muito bom)

São hospedagens de frente para a praia, com ou sem piscina, que aceitam ou não pets, apropriados para famílias, casais, individuais, coletivos, ambientes rústicos, modernos, simples, luxuosos e outros detalhes.

Depois dessas dicas, prepare-se, faça as malas e bora pra Cumbuco!

Guia Cumbuco: As Melhores Dicas sobre Pousadas, Diversão e Hotéis para toda família.

14 respostas

  1. O local é bem paradisíaco né?
    O Brasil é cheio de lugares lindos e as pessoas ainda insistem em ir a Europa por puro status.
    hahahahaha
    Eu não gosto de praia, mas visitaria para conhecer é lindo

    1. Tristeza total !! Ver um lugar tão bonito largado pela prefeitura 😡 lixo por toda a cidade !!! Um nojo !!! Falta de respeito com os turistas 🤬🤬Cumbulixo

  2. Olá, tudo bem? Meu namorado é natural do Ceará e morro de vontade de conhecer esse estado e suas belezas, com certeza fiquei com mais vontade ainda depois desse post.

  3. O Brasil é mto rico e cheio de lugares maravilhosos. Não conhecia Cumbuco, mas pelas imagens deu vontade, é linda. Quem sabe nas próximas ferias? ❤

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ PUBLICIDADE

FAÇA SUA RESERVA COM BOOKING

COVID-19: Governo do Ceará amplia restrições em decreto válido até 4 de abril.