Curso Viajando no Inglês: Aprenda a se comunicar em diferentes situações que aparecerão durante a sua viagem [+5 Bônus Especial Descubra]

Jericoacoara: Guia Completo para sua Viagem

18 min de leitura
Letreiro na Pracinha de Jericoacoara
A vila de Jericoacoara é um dos destinos de praia mais badalados do Brasil.

CONTEÚDO

18 min de leitura

Jericoacoara é um dos locais mais procurados do Ceará. Isso por conta de toda a sua beleza natural e acolhimento do povo cearense.

Mas se engana quem pensa que apenas brasileiros buscam essa pequena vila como destino para suas férias.

Por toda a região é possível notar a presença de estrangeiros de diversos países, principalmente europeus, que adotaram Jericoacoara como seu novo lar. Essa mistura de culturas torna essa uma das praias mais diversificadas do nordeste.

Tanto pela culinária quanto pelos hábitos, a presença dos estrangeiros se mostra presente em todos os pontos. Os pratos mais tradicionais unidos com opções bem brasileiras e nordestinas. E sem falar na rotina das lojas, em Jericoacoara a maioria das lojas fecham à tarde e retorna logo quando o dia começa a cair.

É uma experiência única que você precisa vivenciar. Com certeza não tem como se arrepender de curtir férias em Jericoacoara.

A Cidade de Jericoacoara

Vila de Jericoacoara, Ceará
Vila de Jericoacoara, Ceará. Foto: @camilalimapin

Jericoacoara é uma pequena vila de pescadores que faz parte da Jijoca de Jericoacoara. Ela fica a 300 km de Fortaleza, a capital do Ceará. Há alguns anos essa era uma região bem simples, familiar e de difícil acesso. Mas com a popularização da praia a estrutura do local se tornou bem melhor.

Hoje em dia temos diversos restaurantes, hotéis e barracas que atendem a todos os gostos e bolsos. Porém algumas características foram mantidas. Como por exemplo, as ruas de areia e com pouca iluminação. É essa junção de simplicidade com comodidades que também torna Jericoacoara tão atrativa.

Apesar de ser uma região tranquila e perfeita para recarregar as energias, Jericoacoara também tem seu agito. À noite a cidade se enche de opções. São bares e boates que fazem a alegria dos amantes de uma boa noitada.

São diversas opções de lazer, uma culinária única e muitos pontos turísticos. Tudo isso em um mesmo lugar, com uma paisagem paradisíaca. 

Qual a melhor época para conhecer Jericoacoara

Se você curte praias mais movimentadas, o ideal é conhecer Jericoacoara é entre dezembro e fevereiro. Nessa época do ano o número de turistas aumenta consideravelmente e as praias e pousadas ficam bem cheias. Principalmente nos dias próximos à virada de ano e ao carnaval.

Entre fevereiro e maio é considerado o “inverno” nordestino. É claro que não há frio, mas começam as chuvas típicas da época. Aliás, isso não quer dizer que você não vai conseguir aproveitar as belas praias. Aqui as chuvas são fortes, porém duram apenas algumas horas e logo o sol e calor voltam com força.

Essa é a época do ano com menor número de turistas. Então se está querendo descansar e curtir a calmaria da região, pode ser o melhor período para sua viagem. A partir de julho começa o período da seca e dos ventos fortes. Por isso a procura por atividades como kitesurf aumenta em Jericoacoara. Ainda é uma ótima opção de viagem, mas os ventos e o mar um pouco mais agitado podem não ser tão atrativos.

Além disso é importante saber que independente da época do ano, os fins de semana e feriados em Jericoacoara são sempre bem cheios de turistas. Por isso, o ideal é reservar sua pousada com antecedência.

Onde fica Jericoacoara

Jericoacoara é uma pequena vila de pescadores localizada no Ceará, há cerca de 300 quilômetros de Fortaleza. E também à 580 quilômetros de São Luís do Maranhão. Pela localização já é possível imaginar toda a beleza da região.

O nordeste brasileiro é reconhecido mundialmente pela suas belezas naturais, praias de águas cristalinas e quentes. E sem falar nas areias brancas, dunas e falésias encontradas apenas aqui.

A diversidade encontrada nas praias nordestinas é outro grande diferencial, principalmente pela presença de diversos estrangeiros. Em Jericoacoara você encontra pessoas de todo o mundo, tanto como moradores quanto turistas.

É isso que torna o nordeste brasileiro tão especial. Sem falar na simplicidade característica de Jericoacoara que é preservada, mesmo com o crescimento do turismo local. 

Pontos Turísticos de Jericoacoara

Jericoacoara não é uma região com grande desenvolvimento de prédios e por isso seus pontos turísticos são todos naturais. Aliás, são lugares bem especiais que ninguém pode deixar de conhecer.

Lagoa do paraíso: 

Logoa do Paraíso, Jeri
Lagoa do Paraíso, Jericoacoara Foto/Instagram: @robsonpasseios

A lagoa do paraíso é a mais famosa de Jericoacoara. Isso porque as águas cristalinas da lagoa tem uma coloração única. É a mistura perfeita de azul escuro e claro que criam um tom maravilhoso.

Além disso, outro ponto muito positivo na lagoa do paraíso é a estrutura em torno, são diversas opções de restaurantes. Esses estabelecimentos oferecem aos seus clientes mesas dentro das águas calmas e quentinhas da lagoa. 

Sabe aquelas famosas redes dentro d’água? É na lagoa do paraíso que elas ficam disponíveis para todos os visitantes. 

Ainda existe um clube à beira da lagoa que oferece a melhor estrutura. Nele você encontra um cardápio bem variado, banheiro com chuveiro e armários para os clientes. Ou seja, uma excelente opção para quem gosta de curtir com bastante conforto.

Lagoa da Tatajuba:

Lagoa da Tatajuba, Jericoacoara
Lagoa da Tatajuba, Jericoacoara | Foto/Instagram: @entreumaviagemeoutra

A grande atração dessa lagoa são as dunas que a cercam. Além disso, as águas tranquilas também são bem atrativas. Existem diversas opções de restaurantes que disponibilizam mesas em quiosques com os pés na água.

É bem menos movimentada do que a Lagoa do paraíso e por isso pode ser uma opção mais atrativa para quem deseja apenas curtir um dia de descanso. A Lagoa da Tatajuba é perfeita para quem está viajando com crianças.

Lagoa do coração:

Lagoa do Coração, Jericoacoara
Lagoa do Coração, Jericoacoara | Foto/Instagram: @aryleiteadv

A Lagoa do Coração é a parte mais deserta de Jericoacoara. Por lá não existe nenhum tipo de estrutura. Mas esse é o local ideal para quem gosta de aproveitar um dia longe de tudo. Basta planejar a alimentação para o dia desligado do mundo.

Essa lagoa é formada pela água das chuvas e por isso não é muito procurada para banho. Mas para quem curte o isolamento não se arrepende de aproveitar as águas tranquilas e quentinhas. O acesso é mais difícil e por isso é preciso contratar um guia.

Duna do pôr do sol:

Como nós já falamos, Jericoacoara é cercada por dunas. Uma dessas dunas é a chamada Duna do pôr do sol. O nome foi dado pois ela é muito frequentada pelos turistas que desejam ver o pôr do sol único da região.

Essa é uma duna bem alta e por isso oferece uma visão privilegiada do por do sol. É um momento único e muito especial, só é preciso ter disposição para subir e descer as areias.

Por lá também ficam ambulantes vendendo comidas e bebidas para acompanhar o momento.

Pedra furada:

A Pedra Furada é uma pedra bem alta com um furo bem no meio, por isso o nome. Esse é um dos cenários mais bonitos de Jericoacoara. Para chegar até lá existem passeios, mas o bom mesmo é ir a pé explorando a região. Por todo o trajeto, que demora cerca de 40 minutos, estão diversas outras pedras menores tão bonitas quanto.

Na maré baixa o passeio é ainda melhor, com piscinas naturais e muitos pontos perfeitos para fotos. Em algumas épocas do ano também é possível ver o por do sol exatamente dentro da pedra furada.

Mangue seco:

O Mangue Seco é um ponto com paisagem bem diferente do restante da região. Isso não quer dizer que seja um local feio. Pelo contrário, o cenário é bem propício à fotos perfeitas.

A praia é cheia de árvores de raiz alta que saltam pelas areias. Nessas raízes os comerciantes penduram balanços e redes para os turistas. Esse cenário melancólico e com cores diversas das redes torna o lugar muito especial.

Além disso, no Mangue Seco a maior atração é o passeio pelas águas locais, onde é possível ver cavalos marinhos. Tudo isso precisa ser visitado pelos viajantes. Apesar disso, há quem diga que não é um lugar para curtir um dia inteiro. Assim apenas um passeio de algumas horas pode ser o suficiente.

Praias de Jericoacoara

Jericoacoara possui apenas uma praia que contempla toda a extensão da pequena vila de pescadores. Todavia bem próximo existem outras praias lindas que você precisa conhecer.

Praia Jericoacoara

A Praia de Jericoacoara tem uma particularidade, suas características mudam de acordo com a época do ano. Durante o ano temos períodos de maré alta e maré baixa e é isso que torna a natureza da praia diferente.

Em tempos de maré baixa a faixa de areia da praia é bem grande. Um cenário lindo e com águas mais calmas, ideal para banhos. Já na maré alta o mar ocupa grande parte dessa faixa de areia e as águas ficam mais movimentadas.

Outra mudança que ocorre por conta da maré são os visitantes da praia. Na maré baixa vemos mais turistas curtindo a linda vista. E na maré alta vemos muitos praticantes de atividades como Kitesurfe e Windsurfe.

O que não muda são as diversas opções de lanchonetes e restaurantes bem próximo à praia e ao mar. Comer apreciando uma vista tão única torna o momento ainda mais especial.

Praia da Malhada 

A Praia da Malhada fica a pouco mais de um quilômetro da principal praia de Jericoacoara. Por lá o mais comum é encontrar praticantes de surf. Isso porque por lá não há opções de comércio e nem muita estrutura.

Assim ela se torna uma excelente opção para quem deseja curtir um dia de ainda mais sossego e descanso. Isso sem falar na beleza natural quase intocada da praia.

Praia do Preá

A Praia do Preá fica na Vila do Preá, a uma distância de 12 quilômetros de Jericoacoara. Essa vila é bem mais urbanizada do que Jericoacora, mas com menos atrativos de diversão. Por esses motivos, Preá costuma ser a escolha de hospedagem de muitos turistas. Já Jericoacoara se torna apenas um local de passeio.

Mas por lá a praia não é muito indicada para banho. O motivo são os fortes ventos e a grande presença de praticantes de Kitesurf de todo o mundo. O local é ideal para a prática do esporte.

Onde ficar em Jericoacoara

Apesar de pequena, a vila de Jericoacoara tem diversas opções de pousadas e hotéis. São opções mais simples e com baixo custo, até opções mais luxuosas. A escolha varia de acordo com o que você procura e o quanto pode investir na viagem.

Villa Água de Coco:

Pousada Villa Água de Coco, Jericoacoara.
A Pousada é muito bem avaliada no Booking. Nota: 9,0

A Pousada Villa Água de Coco fica a pouco mais de um quilômetro da praia de Jeri, mas fica bem no centro da vila. O preço da pousada é bem acessível, é possível conseguir um quarto por até 308 reais a diária.

Star Hotel:

Star Hotel
O Star Hotel de Jericoacoara oferece ambientes 5 estrelas e piscina ao ar livre.

O Star Hotel fica a apenas 650 metros da praia de Jericoacoara, bem no centro da vila. O valor das diárias é baixo, quando comparado com outras opções. O hotel tem uma vista linda de toda a região, duas piscinas, academia, bar e diversas opções de quartos. O café da manhã também está incluso nas diárias.

My Blue Hotel:

My Blue Hotel, Jericoacoara, Ceará
Oferecendo acesso direto à Praia de Jericoacoara.

Em um nível um pouco mais luxuoso tem o My Blue Hotel. Essa é uma opção de hospedagem bem perto da praia, são apenas 600 metros de distância. O hotel disponibiliza piscina ao ar livre, bar de praia, restaurante, spa e varanda com vista para o mar.

Ainda tem serviços como transfer, casa de câmbio e profissionais bilíngues. O melhor é o custo benefício, as diárias custam em média 700 reais.

Essenza Hotel:

Essenza Hotel
Receba tratamento de celebridade com serviço de primeira classe em Essenza Hotel

O Essenza é uma das opções mais luxuosas de Jericoacoara. Além da excelente localização, a apenas 60 metros da praia, o hotel ainda oferece muitas regalias. Os quartos têm varanda com vista para o mar e algumas opções, até piscina particular.

O hotel oferece piscina, bar, restaurante com cozinha internacional, sauna, spa, e drinks à beira da piscina. Também tem serviço de transfer e casa de câmbio.

Passeios em Jericoacoara

Apesar de Jericoacoara ser um local com ampla variedade de atividades e pontos turísticos, os passeios se dividem apenas em dois. Passeio pelo litoral leste e passeio pelo litoral oeste, com esses passeios você conhece todas as atrações de Jeri.

Passeio pelo litoral leste:

Esse é o passeio para conhecer a Lagoa do Paraíso e a lagoa Azul, são duas opções lindas, com águas verdes e cristalinas. Além disso tem a Pedra furada que é parada certa durante o trajeto.

Perto das lagoas você tem diversas opções de locais para almoçar ou apenas fazer um lanchinho.

Passeio pelo litoral oeste:

O passeio pelo litoral oeste é cheio de atividades até chegar ao seu destino, a Lagoa da Tatajuba. Primeiro você conhece o mangue seco, um viveiro de cavalos marinhos, atravessa o rio de barca, conhece diversas dunas e enfim chega à lagoa.

Lá na lagoa o clima é de descanso, as águas são calmas e quentinhas, perfeitas para um banho natural. Já a estrutura em volta da lagoa é boa e bem movimentada, tem vários restaurantes e lanchonetes. Vale a pena conhecer!

Os preços dos restaurantes nessas lagoas são um pouco mais altos do que os encontrados em Jericoacoara. Por isso, o ideal é se programar para comer apenas lanchinhos e petiscos por lá e deixar para almoçar quando voltar para a vila. Os passeios terminam perto das 15 horas e vários restaurantes ainda estão abertos nesse horário.

Restaurantes em Jericoacoara

Restaurante Pimenta Verde
Restaurante Pimenta Verde. Foto/Instagram: @pimentaverdejeri

Jericoacoara é uma pequena vila com muitas opções de comida. Ou seja, se você não se interessar por um restaurante ou achar muito caro pode encontrar outra opção bem pertinho.

Apesar de ser uma região conhecida pelos altos preços, também é possível comer bem e gastando pouco.  Assim a variedade de cardápio e de preços é enorme e nós vamos te apresentar algumas dessas opções.

Lagosteiro:

Se você ama frutos do mar essa é a opção certa. Com um cardápio satisfatório, cheio de opções como: lagostas, camarão e peixes variados, o Lagosteiro tem preços bem razoáveis. Tudo depende do prato escolhido. 

O ambiente é muito agradável, com mesas ao ar livre e atendimento rápido e receptivo.

Pimenta Verde:

Esse é um restaurante mais popular com uma comida deliciosa e porções bem fartas. Todos os pratos servem duas pessoas tranquilamente. O cardápio é regional, com muitos peixes, moquecas e petiscos. Mas também tem opções como massas, saladas e carne bovina.

O restaurante fica bem na área mais movimentada de Jericoacoara e oferece um serviço exemplar. E Ainda tem ambiente agradável e com bom custo benefício.

Freddyssimo:

A melhor opção para quem gosta de petiscos e bebidas. O espaço é pequeno e mais intimista, mas com uma comida maravilhosa e um cardápio bem extenso. O foco são as entradas e antepastos, até porque se assemelha a um bar. Os preços são acessíveis e o atendimento é muito receptivo.

Deslocamento até Jericoacoara

Existem duas maneiras de chegar até Jericoacoara de avião. A primeira é através de um voo para o Aeroporto de Jericoacoara, que fica a apenas 30 quilômetros da vila de Jericoacoara. A segunda opção é através de um voo para Fortaleza.

Apesar de ter um aeroporto bem mais perto de Jericoacoara, a maioria dos voos tem paradas. Além disso, é bem mais fácil e barato conseguir um voo para Fortaleza. 

Para qualquer das opções você vai precisar de transporte para chegar até a vila, pois por lá não é permitido o trânsito de carros de passeio. E se você nunca dirigiu em areia os riscos de acidente ou de atolamento são bem grandes. Por isso o profissional é a melhor opção.

Principalmente se você vier de Fortaleza. No aeroporto é possível contratar o serviço de transfer. O melhor é que a viagem começa logo no aeroporto e os motoristas são bem treinados, o que traz muita segurança e tranquilidade para o trajeto.

Mas se você ainda optar por chegar em Jericoacoara de carro particular saiba que o carro ficará em um estacionamento na entrada da pequena vila.

Transportes em Jericoacoara

Em Jericoacoara a caminhada é a principal via de transporte. Tanto pelas ruas de areia quanto pela curta distância entre hotéis, pousadas e restaurantes. Mas existe a opção de passeios de buggy ou de quadricíclo, para distâncias maiores.

Se você optar por ficar hospedado próximo à Jericoacoara, na Vila do Preá ou em Jijoca, vai precisar se preocupar diariamente com o transporte até a vila. Mas sempre existem profissionais com buggy a disposição para te levar até as praias de Jeri.

Dicas para as férias em Jericoacoara

  • Em Jericoacoara quase todos os comerciantes, ambulantes e restaurantes aceitam cartões de crédito. Ainda assim separe uma quantia em dinheiro vivo. Isso porque você não vai encontrar caixas eletrônicos e nem bancos. Então se planeje para não ficar sem dinheiro.
  • A vila é bem simples e tenta manter ao máximo essa sua característica. Por isso não espere muito luxo e nem tecnologias de alta qualidade. A Internet, por exemplo, até existe, mas é bem inferior à que você está habituado na cidade.
  • As ruas de Jericoacoara são de areia e todos os ambientes são bem leves e simples. Assim não precisa se preocupar em levar roupas chiques, maquiagem ou saltos. Até porque andar de salto por lá é uma missão quase impossível.
  • Se prepare para caminhadas e passeios de buggy, pois em Jericoacoara veículo particular não podem transitar. Somente carros autorizados podem circular, então ou você se acostuma com as caminhadas ou vai precisar sempre contratar um carro. Mas nada é muito longe e as caminhadas são passeios e oportunidades de conhecer mais detalhes da região.
  • Em Jericoacoara os ventos são constantes, assim como o sol forte. E esse vento pode diminuir sua percepção de todo o calor do sol. Por isso não abra mão do filtro solar. Pelo contrário, é preciso sempre renovar o filtro para evitar possíveis queimaduras.

Conclusão 

Jericoacoara é uma das regiões mais belas de todo o mundo e a preservação da simplicidade torna o lugar ainda mais especial. Conhecer a essa pequena vila de pescadores é uma excelente opção para destino nas suas férias. A distância de toda a correria e tecnologia da cidade promove um descanso verdadeiro.

Não perca mais tempo! Venha vivenciar essa experiência única que é curtir a vida em Jericoacoara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ PUBLICIDADE

FAÇA SUA RESERVA COM BOOKING